A Educação
Interdisciplina: ESCOLA, PROJETO PEDAGÓGICO E CURRÍCULO.
SEMANA 2 - ATIVIDADE 4
A EDUCAÇÃO
Ao ler os textos: Apresentação: “Paulo Freire: uma presença, uma experiência”, texto de Sartori e Krahe e o texto de Giroux, deparei-me com muitos fatos no qual estão inseridos em nosso trabalho docente.
Hoje em dia, todos sabemos que ser educador não em tarefa fácil, mas não é impossível.
Antigamente os métodos de ensino-aprendizagem eram demasiadamente tradicionais, pois o professor era aquele detentor do saber e os alunos eram seres passivos, que não tinham liberdade de expor suas idéias e também não havia trocas de conhecimentos entre professor e alunos, vice-versa. Segundo o pensador Paulo Freire eram considerados como uma “Tábua Rasa”.
Ao passar os anos, está mudando gradativamente as metodologias de ensino-aprendizagem. A educação atualmente busca um método novo: CONSTRUTIVISTA através de uma “educação problematizadora” como contrapondo a “educação bancária” – alunos passivos -, onde o mesmo terá condições de assumir uma atitude de oposição à dominação, fortalecendo a construção de relações democráticas pela via do diálogo, da participação, do conhecimento, da interação sujeito- sujeito, sujeito-homem. Dessa forma, o educando torna-se sujeito ativo, crítico e pensante, perante o meio em que está inserido.
Em sala de aula, procuro diariamente deixar os educandos expor suas idéias-conhecimentos, para posteriormente também colocar os meus. O diálogo e os questionamentos em sala de aula, para mim é uma das formas de fazer os educandos agir e interagir juntamente comigo. Proporciono aos educandos condições para que se desenvolvam integralmente, numa escola transformadora, como um ser crítico, criativo, responsável e participativo na sociedade, considerando os valores culturais, morais e intelectuais.
A educação deve ser encarada, ao longo da vida, como uma construção contínua da pessoa humana, dos seus saberes , de suas aptidões e da sua capacidade de discenir e agir ativamente exploração da realidade e de novos conhecimentos.
Outro exemplo que exercito em minha Prática docente é um papel de educadora intelectual e transformadora, tornando o pedagógico mais político e o político mais pedagógico. Ou seja, utilizo métodos construtivos que visam promover mudanças, de modo que os educandos gostem e participem da aula, trazendo temas geradores atuais, relacionando e interligando com as disciplinas em estudo.
SEMANA 2 - ATIVIDADE 4
A EDUCAÇÃO
Ao ler os textos: Apresentação: “Paulo Freire: uma presença, uma experiência”, texto de Sartori e Krahe e o texto de Giroux, deparei-me com muitos fatos no qual estão inseridos em nosso trabalho docente.
Hoje em dia, todos sabemos que ser educador não em tarefa fácil, mas não é impossível.
Antigamente os métodos de ensino-aprendizagem eram demasiadamente tradicionais, pois o professor era aquele detentor do saber e os alunos eram seres passivos, que não tinham liberdade de expor suas idéias e também não havia trocas de conhecimentos entre professor e alunos, vice-versa. Segundo o pensador Paulo Freire eram considerados como uma “Tábua Rasa”.
Ao passar os anos, está mudando gradativamente as metodologias de ensino-aprendizagem. A educação atualmente busca um método novo: CONSTRUTIVISTA através de uma “educação problematizadora” como contrapondo a “educação bancária” – alunos passivos -, onde o mesmo terá condições de assumir uma atitude de oposição à dominação, fortalecendo a construção de relações democráticas pela via do diálogo, da participação, do conhecimento, da interação sujeito- sujeito, sujeito-homem. Dessa forma, o educando torna-se sujeito ativo, crítico e pensante, perante o meio em que está inserido.
Em sala de aula, procuro diariamente deixar os educandos expor suas idéias-conhecimentos, para posteriormente também colocar os meus. O diálogo e os questionamentos em sala de aula, para mim é uma das formas de fazer os educandos agir e interagir juntamente comigo. Proporciono aos educandos condições para que se desenvolvam integralmente, numa escola transformadora, como um ser crítico, criativo, responsável e participativo na sociedade, considerando os valores culturais, morais e intelectuais.
A educação deve ser encarada, ao longo da vida, como uma construção contínua da pessoa humana, dos seus saberes , de suas aptidões e da sua capacidade de discenir e agir ativamente exploração da realidade e de novos conhecimentos.
Outro exemplo que exercito em minha Prática docente é um papel de educadora intelectual e transformadora, tornando o pedagógico mais político e o político mais pedagógico. Ou seja, utilizo métodos construtivos que visam promover mudanças, de modo que os educandos gostem e participem da aula, trazendo temas geradores atuais, relacionando e interligando com as disciplinas em estudo.
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