SIMONE LENTZ

Monday, October 09, 2006

Atividades - Escola, Cultura e Sociedade

INTERDISCIPLINA: ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE.

SEMANA 2 / ATIVIDADE 3


Texto: A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora - Émile Durkheim

ATIVIDADES:


Com base na leitura do texto responda as seguintes questões:

1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Resposta: A posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill é de concordância, pois faz citações de que a EDUCAÇÃO está englobada nos mesmos aspectos que Stuart Mil, nos coloca.


2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
Resposta: As duas definições apontadas sobre o objetivo da educação, citadas no texto são:
· “O fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz” segundo KANT;
· “Fazer do individuo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes”, segundo JAMES MILL.
O ponto fraco em que as definições incorrem é que as duas começam por indagar qual deve ser a educação ideal, abstração feita das condições do tempo e de lugar, é porque se admite, implicitamente, que o sistema educativo nada têm de real em si mesmos; não temos de ser solidários com os erros de observação ou de lógica cometidos por nossos antepassados; mas podemos e devemos encarar a questão sem nos ocupar das soluções que lhes tem sido dadas, isto é, deixando de lado o que tem sido. Devemos indagar agora o que deve ser. Os ensinamentos da história podem servir quanto muito, para que não pratiquemos os mesmos erros.

3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Resposta: De acordo com Durkheim, para definir educação é preciso considerar os dois sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, toma-los, e aprender deles os caracteres comuns.
Para que exista educação, faz-se mister que haja em face de uma geração de adultos, uma geração de indivíduos jovens, crianças e adolescentes; e que uma ação seja exercida pela primeira, sobre a segunda. Seria necessário definir, agora, a natureza específica dessa influência de uma geração a outra geração.


4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Resposta: Os fatos que levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral de acordo com Durkheim, é a construção de um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência, a arte, etc... idéias essas que são a base mesma do espírito nacional; toda e qualquer educação do rico e a do pobre, a que conduz as carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais, tem por objetivo fixar essas idéias na consciência dos educandos.


5. Segundo o autor, que função o "ïdeal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Resposta: A função do “ideal” a ser realizado têm que suscitar na criança são:
Um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros;
· Certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular ( casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.


6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique ?
Resposta: Durkheim conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. Em cada um de nós, já o vimos, pode-se dizer que existe dois seres. Um, constituído de todos os estados nem que não se relacionam senão conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal; é o que se poderia chamar ser individual. O outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte; tais são as crenças religiosas, as crenças e praticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda a espécie. Seu conjunto forma o ser social. Construir esse ser em cada um de nós tal é o fim da educação.
Ou seja, Durkheim quer nos dizer que todas as sociedades têm um sistema educacional no qual apresente o duplo aspecto: o de ser ao mesmo tempo, uno e múltiplo.
O aspecto múltiplo a educação varia de uma casta a outra, a dos “patrícios não era as dos plebeus”, a dos brâmenes não era a dos surdas, ... Ainda hoje que a educação varia com as classes sociais e com as religiões, dir-se-á que esta organização não é moralmente justificável, e que não se pode enxergar nela senão um defeito remanescente de outras épocas e destinado a desaparecer.


7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Resposta: O autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes, porque “entre indivíduos e sociedade, não corresponde a coisa alguma no terreno dos fatos. Bem longe de estarem em oposição, ou de poderem desenvolver-se em sentido inverso, um do outro. Sociedade e indivíduo são idéias dependentes uma da outra. Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, a mesquinha-lo, desnatura-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torna-lo criatura verdadeiramente humana. Sem dúvida, o indivíduo não pode engrandecer senão pelo próprio esforço. O poder do esforço constitui, precisamente, uma das características essenciais do homem.

2 Comments:

  • At 2:24:00 PM, Blogger Roberta said…

    Simone!!
    É com alegria que vejo a tua postagem referente ao texto de Émile Durkheim. Com o andar da disciplina vai perceber a importância de estudar textos de sociólogos. A educação e a sociologia muitas vezes se completam.
    Conte comigo sempre que precisar.
    Bom feriado!

     
  • At 1:21:00 PM, Blogger Mara said…

    Olá Simone!
    Antes de mais nada, parabéns pela organização na postagem das atividades. Bem, leste Durkheim e respondeste as questões. Mas, que pensas sobre as colocações do autor?
    Profª Mara

     

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