SIMONE LENTZ

Monday, October 09, 2006

Interdisciplina: EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO.

SEMANA1


DESAFIO 1:

Marcar com antecedência a sala de computação, apenas 5 computadores dos 15 existentes estão funcionando.
Que procedimento tomaria diante desta situação. Voltaria para a sala de aula? Daria aula assim mesmo no Laboratório?
Que tipo de atividade faria com seus alunos, utilizando as TIC’s, sabendo-se que sua turma tem 30 alunos e apenas 5 micros estão funcionando?
Nº de computadores X Nº de alunos: Como vencer o desafio.
O procedimento que eu tomaria diante desta situação seria dar aula assim mesmo no Laboratório de Informática.
A atividade que faria com meus alunos utilizando os TIC’s, seria dividir a turma em 5 grupos, com 3 alunos cada grupo e a partir daí abordaria um tema com os alunos, envolvendo assuntos que iria trabalhar.
Cada grupo teria que pesquisar na Internet o tema proposto e ao final da aula, apresentar para a turma o que encontraram, o que acharam de importante e interessante, entre outros...

DESAFIO 2:

Numa escola existem 3 turmas de 1ª a 4ª série. Alguns professores da 3ª série querem montar um projeto interdisciplinar, com as seguintes disciplinas: Geografia, História e Educação Artística, com as 3 turmas da 3ª série.
O Laboratório estará disponível para o projeto, uma vez por semana, com data marcada.
Que tipo de atividades seria desenvolvido em sala de aula e aplicada no Laboratório de Informática, abrangendo as três disciplinas?

PROJETO:
JUSTIFICATIVA:

Tendo por base que a clientela a ser atingida compõe-se de crianças da mesma faixa etária e diferentes níveis sociais, pensamos que este Projeto poderá contribuir para o desenvolvimento físico, moral e intelectual e também para uma boa compreensão de aquisição de novos conhecimentos.
OBJETIVOS:

· Despertar a importância e o valor da aprendizagem para cada educando;
· Reconhecer diferentes formas de conhecimentos por meio das atividades propostas;
ATIVIDADES:

· Atividades recreativas na sala de aula e no Laboratório de Informática;
· Pesquisar em grupos, na Internet, as árvores nativas existentes em nosso município;
· Trazer para a sala de aula fotografias, filmagens, documentários, amostras de plantas ou folhas, das árvores da nossa região;
· Encontrar no mapa a nossa região e pintá-la;
· Ler e compreender os textos, por meio de questionamentos orais e escritos;
· Criar um Blog para o grupo e ir postando todas as atividades desenvolvidas semanalmente;
AVALIAÇÃO:
Será feita durante o desenvolvimento das atividades diárias, tendo como critérios participação, interesse, criatividade, habilidades manuais, observação e expressão oral. Como instrumentos, trabalhos individuais e coletivos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home