ECS10 - Relatório Inicial
::SEMANA10 / Atividade 10
Até agora, venho participando ativamente da wikistória. Esta atividade, faz nós educadores trocarmos experiências pessoais, idéias e maneiras de como lidar com nossos alunos frente ao processo de Ensino / Aprendizagem, por meio das teorias do grande pensador, um revolucionador da Educação: Paulo Freire.
Em seu Livro "Pedagogia do Oprimido", nos passa práticas educacionais, importantes para o nosso meio educacional. Achei muito interessante ler este livro, pois ao ler, nos faz pensar e refletir as situações em que vivenciamos diariamente dentro da sala de aula, fazendo-nos também relembrar das maneiras corretas de posturas coerentes frente a determinadas situações.
Uma dessas situações em que vivo em sala de aula, são trabalhar com os aspectos de dar significado ao que meu aluno aprende, deixo ele se expressar, mostrar o que sabe, suas curiosidades,... para posteriormente ensiná-lo apartir do que o mesmo não tem conhecimento ainda.
Exemplo:Conteúdo: Plantas
Quando iniciei a aula sobre as Plantas, primeiramente, fiz questionamentos orais com os alunos na aula anterior, perguntando o que acham das plantas, quais conhecem, para quê serve as plantas, entre outros..., e também deixei-os curiosos sobre a próxima aula, pedindo-os que troxessem algumas plantas, folhas, frutos, flores,... o que quisessem trazer no qual envolvessem: plantas.
No dia seguinte, a partir do que os alunos troxeram e também dos conhecimentos deles, fui explicando e iniciando sobre as plantas,... no decorrer dos dias também trazia dinâmicas, jogos, e diversas atividades diferentes.
Desta maneira, percebo o quanto os meus alunos aprendem com mais clareza e facilidade, pois não tranmito simplesmente o conteúdo para eles, e sim construo gradativamente o conecimento com os mesmos. Eles adoram este meu método de Ensino/Aprendizagem. Sempre obtive sucesso neste meu método construtivista e progressista, pois consigo visualizar nitidamente o quanto eles aprendem e ficam envolvidos e entusiasmados com as atividades propostas.
Ao ler o livro de Paulo Freire, pude concretizar que meu método de ensino é realmente relevante frente minha prática educativa.
No capítulo 2 - Ensinar não é transferir conhecimento: "... Formação docente : numa perpectiva PROGRESSISTA - Saber que ensinar não é transferir conhecimentos, mas CRIAR as possibilidades para sua próprio produção ou a sua construção. Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações; um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho - a de ensinar e não a de transferir conhecimentos."
Referência Bibliográfica:
FREIRE, Paulo - Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa/ Paulo Freire - São Paulo: Paz e Terra, 1996- (Coleção Leitura) - 17ª Edição, 2001.
Beijosss o abraçosss!!!!!!!! ;***
2 Comments:
At 5:20:00 AM, Roberta said…
Simone!!
Vejo que já está relacionando a sua prática com o livro de Paulo Freire. A sua particpação na wikistória está bem interessante, continue particpando.
Conte comigo para eventuais problemas.
Abraços
Roberta
At 3:14:00 PM, Mara said…
Olá Simone!
Vocês estão tornando o espaço da wikistória muito rico com suas contribuições. Continua tua participação. Profª Mara N Silva
Post a Comment
<< Home