SIMONE LENTZ

Sunday, November 05, 2006

ESC 6 - Weber II

ECS 6 Weber II SEMANA 4 / ATIVIDADE 6
Continuação da atividade
Relato em que expresse o conteúdo do debate no Fórum Durkheim, Weber e Marx e a sua participação até o momento.

Ao participar deste Fórum, percebo a importância de nós alunos da Universidade UFRGS participarem, pois é um momento de pararmos, de nos concentrarmos, lermos e refletirmos todos os comentários postados até aqui, com o objetivo de aprendermos juntos. Cada universitário, tem uma visão diferente do outro. É evidentemente, o paralelo entre ensino-aprendizagem ser mais qualificativo e significativo para todos estudantes.
O pensador Marx Weber no texto “os três tipos de dominação legítima” cita que existem as dominações: legal, tradicional e carismática, no qual já os expliquei aqui no blog. Esses tipos de dominação mencionadas pelo pensador, faz refletirmos que vivemos numa sociedade em que há poderes de dominação, no qual nos dominam, sem se quer percebermos.
Um exemplo que posso citar sobre esta dominação mencionada no parágrafo anterior é: Nós professores somos sujeitos que precisamos obedecer as normas da lei de Diretrizes e Bases (LDB), esta pode ser modificada, mas de uma maneira ou de outra, estamos submetidos sempre a mesma.
Outro exemplo que acho importante ressaltar é o comentário que a colega Edinara Scheffer nos coloca neste Fórum: “Para Weber a sociedade-indivíduo, a dominações, que ele divide em três. Na minha opinião, nós vivenciamos diariamente todas elas, pois obedecemos e respeitamos leis (dominação legal), seguimos as tradições familiares (dominação tradicional), e ainda pertencemos ou fazemos parte de alguma religião ou grupo político(dominação carismática)”.
Ao ler o comentário da Edinara, achei interessante e dinâmico o modo em que ligou os tipos de dominação com os que nos dominam atualmente. Concordo plenamente com a colega, pois estamos inseridos num contexto, em que a sociedade-indivíduo, participa e obedecem, tais dominações já mencionadas.
Quanto as reflexões de Durkheim, vejo a suma importância deste para refletirmos, ousarmos e vermos o quanto é importante para nós em nossas tarefas docentes.
De acordo com Durkheim, percebo que minha escola caminha para uma educação igualitária, no qual busca o educando ser um indivíduo “crítico, criativo, responsável e participativo” na sociedade considerando tanto os valores culturais, quanto os morais e intelectuais do mesmo.
Ao concluir este relato, além de participar deste Fórum, também tenho visitado vários blogs das minhas colegas e diferentes pólos, conhecendo cada vez mais estes pensadores, conhecimentos interpretações, análises próprias e outras concepções e visões de mundo, etc... contribuindo e aumentando meus conhecimentos. Este método é muito legal para nós estudantes.

2 Comments:

  • At 8:03:00 AM, Blogger Roberta said…

    Simone!!

    Noto que entendeste bem o espíruto do Fórum. Essa troca é o que faz o fórum ser útil. Parabéns pela postagem.

    Beijos

     
  • At 3:00:00 PM, Blogger Mara said…

    Simone: Conhecer como os outros estão lendo os autores é importante, questiona nossa própria leitura. Além disso, vai permitindo a aproximação entre vocês. Na hora de digitar o nome de Weber colocastes Marx ao invés de MAX. Profª Mara N Silva

     

Post a Comment

<< Home